Em 2002, no Brasil, foi realizada a primeira ação do Outubro Rosa, uma campanha para conscientizar e informar sobre o Câncer de Mama.
Após essa ação, algumas organizações médicas, ONGs e grupos da sociedade civil passaram a estabelecer cores para os meses do ano, com o objetivo de disseminar informações e atitudes preventivas em relação a outras doenças.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Dessa forma, o Janeiro Branco foi instituído com o objetivo de conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental.
Lidar com um câncer não é tarefa fácil. É muito comum, após o diagnóstico, que pacientes enfrentem momentos de depressão, ansiedade, pensamentos negativos a respeito da doença, sensação de fadiga, alteração no sono, conflitos e dúvidas existenciais…
E tudo isto ainda pode persistir após o tratamento. Além dos pacientes, os cuidadores e familiares de pessoas que sofrem com o câncer também têm sua saúde mental afetada.
Por isso, a Solus Oncologia oferece apoio e acolhimento não só aos pacientes, mas também aos familiares, através do setor de Psicologia e de toda a equipe multidisciplinar.
Preste atenção em suas emoções e sentimentos. Se perceber alguma diferença ou dificuldade emocional, busque apoio.
“Dor compartilhada é dor amenizada”
Adriana Paes – Psicóloga da Solus
CRP 9093
Mestre em Educação